25th Dec 2003

  1. Sign in
    1. Praia de Itaipu (posteriormente chamada de Camboinhas) - 1940

      O nome do bairro originou-se de um episódio envolvendo dois navios nas águas oceânicas em frente ao bairro. Na década de 50 um deles encalhou na areia, o "Camboinhas", e para socorrê-lo foi enviado um outro navio que acabou afundando em frente a praia no esforço de desencalhar o primeiro.

      (FOTOS DO NAVIO ENCALHADO NA AREIA DA PRAIA)
      http://www.fotolog.net/niteroiantigo/?photo_id=2687279
      http://www.fotolog.net/niteroiantigo/?photo_id=2727659

      Do Camboinhas ainda resta enterrada na areia da praia, visível na maré baixa, a espinha dorsal do casco. Placas no local alertam aos banhistas para o perigo dos restos do encalhe e do naufrágio.
      No final dos anos setenta, a partir de 1978, verdadeiro furacão varreu Camboinhas — o projeto de loteamento conduzido pela Veplan, empresa imobiliária sediada no Rio de Janeiro.
      A praia de Camboinhas foi cercada com arame farpado e a restinga e as dunas, onde existiam sítios arqueológicos e sambaquis, foram aplainadas a trator para facilitar o parcelamento e a demarcação dos lotes. As praias de Camboinhas e de Itaipu, que formavam uma única paisagem, foram separadas com a escavação de canal permanente, protegido por pedras, para acessar a marina que seria construída ao lado do apart-hotel erguido na restinga. A marina nunca existiu mas o canal permanente quebrou o ciclo natural de lagoa de arrebentação que Itaipú tinha — a de romper a sua barra arenosa, ligando-se ao mar, na época das chuvas. Este processo, que se repetia anualmente, permitia que os cardumes saíssem do mar, subissem a correnteza e desovassem no interior da lagoa, de águas calmas e protegidas, perpetuando espécies.
      Com o beneplácito dos governos municipal, estadual e federal da época final da ditadura militar — a Veplan Imobiliária não só rompeu o ciclo natural de renovação das águas e das espécies da lagoa de Itaipu, como também dragou o seu fundo — acarretando consequências trágicas para a vizinha Lagoa de Piratininga.
      A dragagem teve o objetivo aumentar a faixa de areia próxima ao mar, a mais valorizada do empreendimento imobiliário; e facilitar o acesso de barcos de grande calado à marina do apart-hotel, marina que nunca saiu do papel.
    2. esclareça
    3. Parabéns pelo site!!!!muito maneiroSou carioca e moro no Rio mas sempre vou a Niterói pois tenho parentes aí e um grande amigo que mora aí e acho a cidade muito bonita e legal.Por sinal tenho um video caseiro de camboinhas com somente umas 5 casas.Eu queria aproveitar e tentar resolver uma duvida que me ocorreu a respeito do ano dessa foto.Acho que ela seria bem depois de 1940, pois naquela outra em que aparece o navio encalhado da pra se notar que a vegetaçao original encontra se praticamente intacta até a uma grande distancia da praia, e no entanto aquela segundo consta é de 1958.Outro factor, se nao me engano em 1940 Camboinhas nao havia sido loteada e como podemos ver nessa foto o traçado de algumas ruas jáq é o mesmo das atuais.Que eu saiba Itacoatiara foi loteada bem antes de Camboinhas e foi justamente nessa época final dos anos 40 ou inicio dos 50.Seria essa foto tirada depois daquela de 58 e o navio só nao aparece nela por causa da maré alta?Se puder me esclarece essa dúvida.abraços a todos!
    4. agora com mais textos ficou muito maneiro.
    5. Noossa! Muito bom o seu flog! Amei ver as coisas in Natura...
    6. po muito show maior viajem!!!:)
    7. maneRo ;)
    8. show =)
    9. vcs taum mandando mto bem nos flogs, tanto no atual qto aki !niteroi merece !fuiii
    10. mto foda.... ia ser manero c vcs botassem uma foto antiga di itacoatiara... abracaum e parabens pelo bom gosto do flog..

More from niteroiantigo

  1. 4niteroiantigo
  2. 22niteroiantigo
  3. 20niteroiantigo
  4. 18niteroiantigo
  5. 17niteroiantigo
  6. 16niteroiantigo
  7. 15niteroiantigo
  8. 14niteroiantigo
  9. 13niteroiantigo
  10. 7niteroiantigo
  11. 30niteroiantigo
  12. 28niteroiantigo
  13. 23niteroiantigo
  14. 22niteroiantigo
  15. 20niteroiantigo
  16. 19niteroiantigo
  17. 17niteroiantigo
  18. 16niteroiantigo
  19. 15niteroiantigo
  20. 14niteroiantigo
  21. 13niteroiantigo
  22. 12niteroiantigo
  23. 10niteroiantigo