30th May 2008

  1. Sign in
    1. A Terra pode ser descrita como uma esfera, geóide (de forma própria, particular), dotada de uma “pele” rochosa (LITOSFERA ou CROSTA TERRESTRE), parcialmente recoberta de água (HIDROSFERA) e envolvida por uma camada gasosa (ATMOSFERA).
      Diferente dos outros planetas do Sistema Solar e de outros, a Terra contém VIDA vegetal e animal. Vida no chão, no solo, no ar e nas águas. Vida nos seres enormes, como as baleias e em forma de seres microscópicos, como as bactérias.
      As partes da Terra onde existe vida denominam-se BIOSFERA, que abrange a hidrosfera, partes da litosfera e as camadas inferiores da atmosfera.
      De acordo com os cientistas, a Terra compõe-se das seguintes camadas:

      \t# CROSTA TERRESTRE ou LITOSFERA: é a “casca” rochosa do planeta, com uma espessura que varia de 5 a 100 quilômetros. Em relação ao planeta, essa “pele” seria como uma folha de papel colada sobre uma bola de futebol. As partes mais finas da litosfera ficam debaixo dos oceanos; as partes mais espessas correspondem aos continentes, cujo ponto mais alto é o Pico Everest (8.848 m), na Cordilheira do Himalaia (Ásia). A parte bem superficial da crosta terrestre é o SOLO: formado de rochas decompostas, misturadas com restos de vegetais e animais mortos; é dos solos, através das raízes, que os vegetais retiram água e sais minerais. A maior parte da crosta terrestre está coberta de águas salgadas, que formam os oceanos, cujo ponto mais profundo é a fossa das Marianas, no Pacífico (-11.022 m).

      \t# MANTO: vai até mais ou menos 2.900 quilômetros de profundidade. É formado de material derretido, incandescente, pastoso, chamado MAGMA. Quando é expelido pelos vulcões, o magma leva o nome de LAVA. É deslizando em cima do magma que os continentes se movimentam lentamente, de acordo com a Teoria da Deriva Continental.

      \t# NÚCLEO: divide-se em núcleo externo, até mais ou menos 5.000 quilômetros de profundidade, e em núcleo interno, que é o “caroço” da Terra. Enquanto o núcleo externo é formado de ferro derretido, o núcleo interno é sólido, devido enorme pressão das camadas superiores. Nesse núcleo a temperatura chega a mais de 6.000 graus.


      CURIOSIDADE:

      COMO A TERRA NASCEU?

      A Terra é irmã do Sol, da Lua e de todos os astros do Sistema Solar. Toda a família solar nasceu de uma intensa nuvem (nebulosa) de gases e poeiras. Grande parte da nuvem formou o SOL. O resto, girando em torno do Sol, deu origem aos PLANETAS, entre eles, a TERRA.
      Nos primeiros tempos, a temperatura da Terra deve ter chegado a milhares de graus, fundindo as ROCHAS e os METAIS.
      Grandes volumes de gases, que escaparam do interior, envolveram o planeta numa ATMOSFERA primitiva.
      Aos poucos, a superfície, em contato com o espaço, foi esfriando e endurecendo. Mas a maior parte do material derretido ficou presa debaixo da crosta, e ainda hoje continua forçando saídas, provocando TERREMOTOS e VULCÕES, bem como deslocando os continentes.


      Imagem extraída de:www.cepa.if.usp.br
      Texto de SCARBELLI & DARÓS. Vivência e Descoberta em Geografia. SP, 1993.

More from sosplanetaterra

  1. 5sosplanetaterra
  2. 4sosplanetaterra
  3. 1sosplanetaterra
  4. 29sosplanetaterra
  5. 28sosplanetaterra
  6. 25sosplanetaterra
  7. 23sosplanetaterra
  8. 22sosplanetaterra
  9. 21sosplanetaterra