2nd Jul 2004

  1. Sign in
    1. PRAIA DO FLAMENGO – Avenida Beira Mar
      Por volta de 1920

      ARQUIVO ALBUM DE FAMILIA


      Bem, essa foto não sei se é de autoria de meu bisavô, pois o carro que aparece nela era dele. É provável então que ele estivesse nesse carro com seus filhos, os quais aparecem aí na foto.

      A principio não sabia onde era, mas julgava pela amurada que fosse Botafogo ou Flamengo. Observando uma outra foto da praia de Botafogo (essa de autoria do velho Nelson e que vai estar aqui em breve), descartei, pois nela não aparecem essa quantidade de postes. Fiquei com a outra opção. Quando escaneei, em 800 Dpi, que a torna grande, pude reparar num detalhe que está quase apagado e somado ao tamanho original da foto o deixa quase imperceptível. Se você prestar bastante atenção poderá ver acima de uma palmeira (bem me parece uma palmeira) um triangulo. Infelizmente nesse tamanho de foto, ele fica muito difícil de se ver. Mas é o telhado da torre do Castelinho do Flamengo, com suas janelas do sótão, o atual Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, na esquina da Rua Dois de Dezembro. Podemos então localizar a foto na altura da Rua Almirante Tamandaré ou entre essa e a Rua Machado de Assis.

      Esse local antes de ser Flamengo teve vários nomes: Praia do Sapateiro, da Aguada dos Marinheiros, da Carioca e da Sapocaitoba. O nome Flamengo até hoje e motivo de controvérsias. Alguns dizem que foi denominado assim por causa dos holandeses (ou flamengos) prisioneiros, que vinham de Pernambuco e ficavam lá. Outros dizem que a praia era cheia de flamingos ou flamengos (existem inclusive registros escritos da passagem deles voando sobre a praia).

      Só a partir dos anos 1800 é que lá foi se tornar um bairro residencial com pequenos sobrados, comercio de bairro e casas pequenas. As praias eram as mais freqüentadas do Rio. Existiram ali dois balneários, com acomodações para o lazer dos que lá freqüentavam. Eram eles: o High Life e o Balneário do Flamengo. Esses balneários ofereciam também quartos com serviços, tipo hotel. Na altura da Rua Dois de Dezembro existia um trampolim para o divertimento dos banhistas

      Durante o Governo de Pereira Passos foi construída a Avenida Beira Mar, as casas que lá haviam foram substituídas por palacetes, o que arquitetonicamente foi uma maravilha. Essa urbanização canalizou o Rio Carioca (que ainda desagua na Baia da Guanabara) que nasce nas Paineiras. Ele descia a céu aberto pelo Cosme Velho e Laranjeiras (até a Rua Ipiranga) quando se tornava subterrâneo (Pereira Passos o canalizou por completo). Construi-se uma amurada de pedra que foi destruída por ressacas (tenho fotos dessas ressacas), foram construidas pistas de rolamento e a aberta, no Morro da Viúva, a Avenida da Ligação (atual Oswaldo Cruz), que faziam parte da malha viária que Pereira Passos planejou para diminuir as distâncias e facilitar as comunicações entre os bairros do Rio. Na época, a Avenida, que ia da Av. Rio Branco a Botafogo foi considerada um dos mais belos bulevares do mundo!

      Desses anos ainda temos duas construções que escaparam miraculosamente das marretas criminosas das imobiliárias: o Castelinho do Flamengo (atual Centro Cultural Oduvaldo Viana) projetado pelo arquiteto italiano Gino Colide foi construído em 1916 para o dono da Construtora Silva Cardoso, depois da morte do seu ultimo dono, ficou abandonado, virou residência de mendigos, foi desapropriado e, felizmente, tombado pelo Patrimônio Histórico em 1983. A outra construção é o Palacete Seabra (Casa de Cultura Julieta Serpra). Sua primeira proprietária foi à baronesa de Bonfim, e em 1920 foi reconstruído para a família Seabra pelo arquiteto do Instituo Oswaldo Cruz, Sr. Luiz de Moraes Jr. Ambas as construções valem a pena uma visita, garanto a você.
    2. nesse final de semana tive a chance de ver uma foto do meu pai, com menos de 1 ano de idade, em frente ao carro do meu avo e casa na rua clovis bevilaqua... a foto datada de 1928, foi re-fotografada por mim, mas não ficou legal. eu estava sem o scanner, vou tentar uma reprodução de melhor qualidade. pra mim, vale pela familia, pro fotolog vale pelo carro, já que aparece pouca coisa da rua
    3. Quantos aos morros vou dar um pitaco, vemos dois morros na realidade, o morro do Russel sem o hotel Glória e a parte superior bem possível de ser o Castelo, tenho mais certeza quanto ao primeiro, já o Castelo tem um recorte no relevo meio estranho perto do respirador do primeiro lampião
    4. Show de foto, parece que voltei ao passado.Um abraço do Zé
    5. Show sua foto , eu conseguir ver sim o triangulo que seria o Castelinho , estou indo pra la agora , vou estudar c/ um professor que é na 2 de dezembro. heheheAbraços !!!!!!!!!!
    6. E espetacular a discussão dos últimos dias sobre Copa, hein?... uma duca legal é ir na Prefeitura, lá no Pirnahão e solicitar as cartas cadastrais das décadas de 40, fim da de 50, fima da de 70 e a atual e comparar!... As plantas dos prédios aparecem comdetalhes razoáveis e dá pra saber quem restou.
    7. Como dizia nosso amigo, Jack, vamos por partes...NATURECO,Recebi sim a imagem. Muito legal. Te escrevo em PVT.HENRII,obrigado pela msg. Vou visitar seu log já já...ANDRE,eu sabia que vc ia falar dospostes. Foi até proposital... eheheheh.Quanto ao carro, eu reparei mesmo o quepe. Seria taxi ao invés do carro do meu bisavô. Sei que ele tinha um carro desses pois tem outra foto aqui e um moto com side car (tb fotografada). E outro detalhe, meu bisa era inglês e olha o volante do lado direito...Mas como esses carros são muito parecidos...O Hotel Central foi construido no lugal do High Life em 1915.ALVINHO,cara, eu tb fiquei na duvida, mas me parece ser o Mrro do Castelo, mas mesmo em altaresolução não da pra ver bem. Por isso não afirmei nada. Nada de achismos... Fravin e Seu Mafioso,o carro é legal mesmo, vamos esperar o Jason pintar aqui. ele pode matar nossa curiosidade.Abs :-)))
    8. O nome correto é Luiz Moraes Jr., sem o "de"... ihihihihih...
    9. Gostei da viatura...Deixa de ser bobo e joga aí aquela sua foto dos postes. :)
    10. Fantástica foto!!!!!!!O carro é muito legal. Essa pesquisa é outro tesouro.Fravin
    11. Postei lá, pelo visto os seus favoritos funcionam, pois apareci ali do lado, mas o de muita gente como o meu estão emperrados
    12. Pois é cachorro bom se fia pelos postes ....hehehehehe.... a Praia de Botafogo junto às amuradas possuia outro tipo de iluminacão pública. O mais curioso Roberto que me parece que os postes ainda estão com combustores à gás e não com lâmpadas, masaí só com boa resolução para olhar dentro dos lampiões. Outro detalhe interessante é que parece que o carro tinha volante na direita, o quepe do motorista nos faz interpretar isso. Quanto aos grandes estabelecimentos hoteleiros da orla do Flamengo também não podemos esquecer do Hotel Central, que dominava o cenário com sua grande cúpula e ficava na esquina da praia com a Barão do Flamengo....... Estou me decidindo se vou postar algo, os meus favoritos continuam emperrados
    13. Os meus parabens pelo seu blog ele é uma aula para quem quer conhecer esta cidade, uma das mais bonitas do mundo!!
    14. Maneiríssima essa foto Roberto. Você recebeu o e-mail com a foto do casarão do posto 6??Abraços. Luiz.

More from tumminelli

  1. 13tumminelli
  2. 11tumminelli
  3. 9tumminelli
  4. 1tumminelli
  5. 26tumminelli
  6. 24tumminelli
  7. 19tumminelli
  8. 17tumminelli
  9. 21tumminelli
  10. 20tumminelli
  11. 16tumminelli
  12. 15tumminelli
  13. 1tumminelli
  14. 30tumminelli
  15. 29tumminelli
  16. 28tumminelli
  17. 26tumminelli
  18. 25tumminelli
  19. 24tumminelli
  20. 23tumminelli
  21. 22tumminelli
  22. 21tumminelli
  23. 18tumminelli